Odontologia estética é sinônimo de bem estar

A odontologia estética, também chamada de dentística, é o ramo da odontologia que atua na área de cosmética e restauração dental. Os profissionais dessa área da odontologia estão aptos a fazer procedimentos como o clareamento dental, preenchimento de espaços entre os dentes, aplicação de facetas de porcelana e reconstituição de dentes quebrados.

Engana-se, no entanto, quem acha que por estar ligada à estética essa área da odontologia pode ser considerada dispensável. “A odontologia estética é importante para a saúde individual. A restauração de dentes é um dos focos dessa especialidade, já que a permanência de cáries pode causar vários problemas para uma pessoa, como falhas na mastigação de alimentos”, explica a doutora Marcelle Oliveira, dentista especialista em odontologia estética.

Bem mais que beleza

Nas últimas décadas, a odontologia estética ganhou mais espaço nos consultórios de dentistas. Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de novas técnicas, materiais e equipamentos, o profissional de odontologia tem, atualmente, bem mais facilidade de aplicar seus conhecimentos em conjunto com a vontade do paciente.

“Antigamente, era comum o dentista usar um material chamado ‘amálgama’ na recuperação dos dentes. Porém, apesar de o material ser bem resistente, a dentição ganhava um aspecto escuro com o tempo. Hoje em dia com a resina podemos deixar os dentes com um aspecto mais natural e com a mesma resistência do amálgama”, explica Marcelle Oliveira. A dentista destaca ainda que cuidar da estética dos dentes é importante para a autoestima do paciente. “A pessoa que procura os tratamentos da odontologia estética, e vê bons resultados, ganha mais confiança, fica mais feliz e motivado a cuidar melhor de sua saúde bucal”.

Atualmente, a odontologia estética não tem sido vista apenas como a transformação de um sorriso, através de clareamentos dentais e outros tipos de procedimento, mas sim como uma importante área de atuação integrada com outros campos da odontologia.


Fonte: Revista Saúde e bem estar

Compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Saiba mais em nossas redes