Para manter a higiene bucal adequada, além de visitar o dentista regularmente, com alguns hábitos simples é possível amenizar o mau hálito (halitose). Veja as dicas.
Hidratação: Beber muita água é uma das formas de diminuir o mau hálito. Uma boca não hidratada não tem condições de produzir saliva, o que pode contribuir para desenvolvimento de bactérias responsáveis pelo mau hálito. Além disso, o uso de certos medicamentos, condições médicas e algumas doenças podem influenciar na hidratação da boca, mas não beber bastante água, também pode contribuir para a boca seca.
Escova e fio dental: De acordo com a American Dental Association (ADA), se você não escovar os dentes ou usar o fio dental diariamente, as partículas da comida podem ficar na sua boca e causar mau hálito, inclusive doenças gengivais. O recomendado é escovar duas vezes por dia.
Já o fio dental, conforme American Dental Association deve ser usado pelo menos uma vez ao dia. Passar fio dental corretamente depois de cada refeição reduz de maneira eficiente a placa bacteriana e partículas de comida que causam mau odor. Passar fio dental também ajuda a impedir o desenvolvimento de doença periodontal, que é outra causa comum de mau hálito.
Limpeza da língua: A limpeza da língua pode evitar os causadores da halitose, pois estes compostos se formam em sua língua quando bactérias e aminoácidos se combinam, emitindo um cheiro desagradável.
Alimentação saudável: A alimentação também pode contribuir para o mau hálito, como alimentos como cebola ou alho crus, além de alimentos ácidos (como o vinagre) e de alta frutose. O indicado é comer a cada 3 horas, alimentos duros e fibrosos, e evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal, assim como, gorduras e frituras em geral.
Enxaguante bucal: Por fim, utilize o enxaguante bucal após cada refeição para eliminar bactérias. Lembre-se, usá-lo em combinação com escovação regular e uso do fio dental.
Fonte: Colgate