Conheça as doenças dentárias mais frequentes

Por mais que tenhamos o hábito de escovar os dentes após as refeições, alguns descuidos com doces, com o consumo de certas bebidas e consultas odontológicas pouco frequentes podem resultar em doenças dentárias comuns, que muitas vezes começam despercebidas. Passaremos, a seguir, pelas principais, onde a recomendação é praticamente a mesma: evitá-las exige escovação correta dos dentes após as refeições, uso frequente de um bom fio-dental e visitas ao dentista, pois as recomendações do especialista e a limpeza regular realizada por ele podem prevenir problemas de modo substancial. 

Cárie: é a infecção dentária causada por bactérias presentes na boca. As bactérias formam placas, que gradualmente perfuram o esmalte dos dentes, resultando em dor, desconforto e possíveis complicações, como manchas nos dentes, sensibilidade, inchaço e dor na gengiva. A pouca escovação dentária e consumo de doces estão associados ao surgimento de cáries. 

Gengivite: é a inflamação das gengivas causada por falta de higiene e acúmulo de placa bacteriana. A gengivite se manifesta com vermelhidão, inchaço e sangramento gengival. Geralmente, é tratável, mas se negligenciada, pode progredir para a periodontite, uma condição mais grave que afeta os tecidos de suporte dos dentes.

Tártaro: é causado pela evolução da placa bacteriana devido à má higienização dos dentes. O tártaro prejudica a estética do sorriso, devido o aspecto amarelado que deixa nos dentes. A acumulação de restos de alimentos não removidos pela escovação é a principal causa do tártaro. Se não cuidado, o tártaro causa mau hálito, enfraquece os dentes e outros males que podem dificultar tratamentos e, em casos extremos, levar à perda do dente. 

Halitose: conhecida como mau hálito, pode surgir após períodos prolongados sem comer ou pela falta de escovação frequente. Embora seja geralmente associada à higiene bucal inadequada, a persistência do mau hálito pode indicar problemas de saúde intestinais. Consulte um dentista para identificar a causa e iniciar o tratamento ou encaminhamento corretos.

Afta: é uma ferida redonda ou oval, coberta por uma membrana branco-amarelada, com uma mancha avermelhada ao redor. Pode ocorrer em várias áreas da cavidade bucal, como língua, gengiva, céu da boca ou garganta. Influências hormonais, alergias, predisposição genética, acidez bucal, estresse e alterações nutricionais são fatores contribuintes para o surgimento de aftas. As aftas pequenas geralmente não exigem tratamento e tendem a desaparecer em até 15 dias. No entanto, em casos de dor intensa, recomenda-se realizar bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Lembre-se: a escovação dentária de rotina e uso de fio dental são determinantes para uma boa saúde bucal. Some-se a isso consultas semestrais a um bom consultório odontológico.

Fonte: Colgate

Compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Saiba mais em nossas redes