A saúde da boca está atrelada diretamente à saúde de todo o restante do organismo, doenças periodontais (doenças na gengiva), podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, e quanto mais grave for a doença periodontal, maior é esse risco à saúde do coração.
O perigo das bactérias
O que pode relacionar as doenças gengivais e as doenças cardíacas, são as bactérias que, presentes na boca em razão das anomalias da saúde bucal, podem entrar na corrente sanguínea e afetar o coração, causando uma condição específica chamada endocardite, e também desencadeando outros problemas no órgão.
Possível impacto na saúde cardíaca
Quando as bactérias chegam ao coração, prendem-se a ele e causam inflamação que pode levar a uma infecção no revestimento interno do órgão, ocorrendo a endocardite de fato. Nessas condições, outros problemas cardíacos ainda podem acontecer, como aterosclerose (artérias obstruídas) e derrame.
Outro problema que tem relação com as bactérias orais é a vasculite, causando inflamação e engrossamento das paredes sanguíneas dos vasos, prejudicando o fluxo sanguíneo e comprometendo órgãos e tecidos.
Importante destacar que essa relação entre as doenças periodontais e os problemas cardíacos não é comprovada cientificamente, também não há estudos que comprovem que o cuidado e o tratamento correto dessas doenças diminua o risco de problemas de coração.
O essencial é sempre manter a saúde bucal em dia, com higiene e cuidado ao sinal de qualquer doença nas gengivas ou dentes, evitando bactérias e outros micro-organismos que podem ser nocivos à saúde. Não espere os sintomas, procure sempre seu dentista e deixe seu sorriso radiante.
Fonte: https://penndentalmedicine.org/blog/gum-disease-and-heart-disease/