O câncer de boca é um tumor que pode atingir os lábios, estruturas como a língua, gengivas, céu da boca e garganta. Apesar de o tabagismo aparecer como o principal fator etiológico, nos últimos 10 anos, jovens de 17 e 35 anos também têm apresentado esse tipo de câncer. A boa alimentação é sempre aliada e indicada para prevenção de muitas doenças. No caso do câncer de boca, essa dica também é válida. Veja alguns pontos de atenção que você deve ter para se prevenir:
Sintomas:
– lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo;
– manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
– nódulos no pescoço;
– rouquidão persistente.
Fatores que aumentam o risco do câncer de boca:
– exposição ao sol sem proteção;
– excesso de gordura corporal;
– exposição da sua boca ou lábios a elementos cancerígenos ou tóxicos;
– infecção pelo vírus HPV está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe;
– tabagismo: quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, tabaco mascado, charutos, cachimbos e “narguilé”, entre outros.
Sendo assim, a melhor forma de prevenção é evitar hábitos que podem prejudicar a saúde da sua boca e procurar o seu dentista no primeiro sinal de dor ou anormalidade. Faça a sua parte para estar sempre com o sorriso em dia. Venha para a Moldavita!
Fonte: cfo.org.br