Os dentes tem sua parte sensível na forma de pequenos canais que se chamam canalículos dentinários, são ramificações minúsculas ligadas ao canal principal do dente, é o elemento de comunicação com o sistema nervoso central. Sensibilidade dental é a dor causada por desgaste da superfície do dente.
A origem do problema
De onde vem a sensibilidade? Ela nada mais é do que um sinal de falha no sistema de proteção dentária. Devido à erosão do esmalte ou retração da gengiva, ocorre a exposição da parte interna da estrutura – a dentina e seus túbulos dentinários. Esses túbulos são canais cheios de líquido que possuem terminações nervosas. Qualquer estímulo que mude sua pressão, como o alimento doce, ou a temperatura, a exemplo dos itens quentes e frios, incentiva a movimentação do fluido, levando à dor.
Não ignore a dor nos dentes, a sensibilidade dental geralmente pode ser tratada e curada. Portanto ao sentir uma sensação dolorosa após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, procure um dentista e veja quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.
Agravantes
Atenção com a força excessiva usada durante a escovação e também com os cremes dentais agressivos, pois eles agravam ainda mais o desgaste.
O hábito de apertar os dentes em momentos de ansiedade e estresse também é um fator de risco. Durante o repouso da boca procure sempre deixar os lábios fechados e a arcada separada.
Outro ponto a ser observado é a corrosão, pois está diretamente ligada à presença de ácidos. E eles podem parar na boca tanto por causa de refluxos quanto por culpa de alimentos com essa característica – frutas cítricas, refrigerantes e café são os clássicos.
Como resolver?
Procure um odontologista o quanto antes, pois mais agravado estiver o problema, piores serão as consequências a saúde bucal. Cremes dentais são resolverão a causa do problema, que é o que deve ser tratado, somente um profissional capacitado saberá o que deve ser feito.
Fonte: Saúde