Está com as gengivas sensíveis ?

Manter a saúde bucal em dia é fundamental para preservarmos a sensação de bem-estar e termos uma rotina mais agradável. Mas o cuidado não se restringe apenas aos dentes. Um problema muito comum e que afeta diversas pessoas, por exemplo, é a sensibilidade das gengivas. 

A causa mais comum deste incômodo é a gengivite. Caso o problema não seja tratado da forma adequada, a doença pode evoluir. Desta forma, é importante ter uma boa higiene e tomar alguns cuidados para prevenir problemas mais sérios. 

A sensibilidade gengival pode ser um indicativo sobre como anda a sua saúde bucal, listamos alguns pontos de atenção que você deve ter para evitar contratempos. Um dos aspectos mais simples e que podem fazer toda a diferença é a força que você faz durante a escovação. Ao aplicar muita pressão na escovação, você pode irritar a gengiva ou desgastar o esmalte do dente, levando à sensibilidade das gengivas. Por isso, priorize a técnica no lugar da força e tenha sempre atenção na escolha da sua escova de dente.

A sensibilidade pode estar relacionada também com as alterações hormonais do seu corpo. Alguns momentos em que o problema pode aparecer, por conta da variação hormonal, são na puberdade, durante o uso de anticoncepcional, no ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa. Por isso, tenha sempre muita atenção em possíveis mudanças no seu corpo, incluindo na sua boca. 

Também é importante estar atento aos alimentos que você consome e evite ou diminua aqueles que são ácidos ou com excesso de açúcar, por exemplo. É fundamental ter uma dieta equilibrada para a melhor condição dos seus dentes. 

É importante citarmos ainda mais um fator que pode levar à sensibilidade gengival: o uso de aparelhos dentários, como retentor, protetor bucal, dentadura ou outros equipamentos fixos ou removíveis. Fique sempre atento, pois no início da utilização a sua boca pode levar um tempo para se acostumar, mas caso o incômodo continue é importante buscar ajuda especializada. Por isso, além de manter a higiene bucal em dia, com uso correto de fio dental e escovação adequada, mantenha também uma rotina de visitas regulares ao seu dentista. A sua saúde agradece. 

Fonte: www.colgate.com.br

Compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Tem uma pergunta?

Clique no botão abaixo e converse com nosso atendimento no WhatsApp para agendar sua consulta ou tirar dúvidas.

Saiba mais em nossas redes