Entenda as causas e como prevenir
Mesmo que o esmalte dos dentes seja muito forte, é normal que no decorrer dos anos ocorram desgastes, assim como problemas específicos que podem levar a essa condição.
O desgaste se caracteriza por dentes com pontas transparentes, aumento da sensibilidade e até dentes amarelados. Há formas de evitar e tratar o problema e é sempre importante procurar um dentista.
O desgaste nos dentes pode ocorrer pelo atrito durante a mastigação, o que é natural, mas também pode ser causado pelo uso de cremes dentais muito abrasivos, escovação muito intensa, hábito de roer unhas ou morder objetos, como tampas de caneta, por exemplo.
Já o desgaste por corrosão se relaciona aos processos químicos, que podem ocorrer por meio do consumo excessivo de alimentos ácidos como sucos cítricos, vinagres e refrigerantes, ou causado por doenças como refluxo e distúrbios alimentares. Tratamentos como a radioterapia, também podem levar a essa alteração.
Também o bruxismo e mordidas incorretas podem causar o problema, sem esquecer que hábitos ruins de higiene bucal e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco, propiciam o surgimento do desgaste nos dentes.
Preste atenção no seu sorriso, cultive bons hábitos de saúde e higiene bucal e visite regularmente o dentista para cultivar um sorriso saudável.
Fonte: https://saudeid.com.br/blog/quais-sao-as-principais-causas-dos-dentes-desgastados