Alimentos ultraprocessados e a saúde bucal

Como fazer escolhas mais inteligentes para seus dentes 

Durante o mês de agosto, o Dia Nacional da Saúde e também o Dia do Nutricionista, nos lembram a relação importante da alimentação na manutenção da saúde bucal. 

Além de incluir as opções mais saudáveis na dieta, é essencial saber o que evitar para manter a saúde dos dentes. Alimentos ricos em açúcar e ultraprocessados como bolachas recheadas, salgadinhos de amido de milho, balas e entre outros, além de causarem a já tão conhecida cárie, também podem contribuir para a perda do esmalte dental, que é a camada superficial do dente, esse problema é chamado de erosão dentária. 

A erosão dentária afeta não somente a aparência dos dentes, mas também a saúde e bem-estar da boca. Os principais sintomas incluem sensibilidade e dor nos dentes, mudança de cor, desgaste e até certa transparência nos dentes. 

Consultar os rótulos no supermercado ajuda a identificar e diferenciar alimentos ultraprocessados de alimentos processados, auxiliando para escolhas menos prejudiciais à saúde dos dentes. Uma dica válida é conferir a lista de ingredientes do produto. 

Os ultraprocessados além de ricos em sódio, gorduras e açúcar, geralmente possuem em sua composição, ingredientes como edulcorantes e outras substâncias de raro ou nenhum uso culinário.

A melhor alternativa é sempre optar por frutas, legumes, verduras, cereais, carnes magras e beber água na medida correta. Além de evitarem doenças e problemas nos dentes, gengivas e boca, ainda contribuem para a boa formação e força dos dentes. 

Mantenha suas visitas ao dentista em dia. Fale com a Moldavita. 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/entenda-a-importancia-da-alimentacao-adequada-para-a-saude-da-boca

Compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Saiba mais em nossas redes