Junho Laranja: como doenças do sangue podem afetar sua saúde bucal

O Junho Laranja é um mês dedicado à prevenção de doenças do sangue, como a anemia e a leucemia, destacando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso dos tratamentos e também reforçando a doação de sangue (Junho Vermelho) e de medula óssea. Mas você sabia que essas doenças também podem causar sintomas na saúde bucal? Acompanhe e veja a importância de manter o cuidado e a atenção com todo o seu corpo. 

O que é a anemia e o que ela pode causar na sua saúde bucal? 

A anemia é a condição onde o corpo apresenta pouca hemoglobina, a proteína presente nos glóbulos vermelhos (hemácias) responsável pelo transporte do oxigênio, este problema pode ocorrer em razão da perda de sangue, doenças crônicas, problemas genéticos, e de forma mais comum, por meio de deficiências nutricionais como a falta de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. 

Os sintomas da anemia na saúde bucal são: palidez da mucosa oral, gengivas pálidas ou acinzentadas, cáries, doença periodontal e perda de papilas gustativas. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a anemia pode evoluir e comprometer órgãos do corpo, o tratamento vai variar de acordo com a origem da doença, com tratamento da doença subjacente nos casos em que a anemia é causada por uma doença crônica, com suplementos em casos de deficiência alimentar e com transfusão de sangue em casos mais graves. 

O que é a leucemia e o que ela pode causar na sua saúde bucal? 

Diferente da anemia, a leucemia é um câncer que ocorre nas células sanguíneas, prejudicando os tecidos formadores de sangue, e a medula óssea, essas células anormais multiplicam-se mais rápido e também são mais resistentes para morrer, comparadas às células normais. 

Os pacientes com leucemia podem apresentar sangramentos gengivais como um sintoma, além de inchaços, úlceras e hiperplasia gengival (crescimento excessivo da gengiva). Durante a quimioterapia, tratamento da leucemia, os pacientes também podem ter alguns efeitos colaterais como boca seca, inflamação na mucosa oral, alterações no paladar e infecções oportunistas, prejudicando a qualidade de vida do paciente. 

Acompanhamento com seu dentista

Manter a atenção com a saúde bucal é essencial, especialmente quando o corpo está lidando com condições como anemia ou leucemia. O dentista pode ser um importante aliado no reconhecimento de sinais precoces dessas doenças, ajudando no encaminhamento adequado e contribuindo para a qualidade de vida do paciente. Em junho, e em todos os meses do ano, cuide da sua saúde como um todo. Corpo e boca estão conectados.  

Fonte: https://blog.suryadental.com.br/tratamento-odontologico-de-pacientes-com-leucemia/ 

https://blog.segurosunimed.com.br/saude-bucal-e-anemia

Compartilhe:

Saiba mais em nossas redes