Dentes do siso podem causar cistos?

Existe uma pequena porcentagem de casos que ligam sisos inclusos à formação de cistos, tornando esse número pouco significativo. No entanto, a possibilidade existe e todos os casos devem ser acompanhados por um profissional. Estudos dizem que após os 30 ou 40 anos, o risco de formação de cistos pelos sisos inclusos diminui bastante. Isso pode acontecer em alguns casos devido a presença prolongada do dente do siso dentro do osso. Os cistos e tumores podem levar a uma grande destruição óssea e prejudicar dentes próximos.

Extrair o siso é a melhor escolha?

A extração nem sempre é a alternativa certa. É preciso considerar sempre o risco para o desenvolvimento de cistos e tumores, além do prejuízo que esses dentes podem causar aos dentes vizinhos. Mas o paciente não precisa se preocupar com esta situação desde que tenha um acompanhamento profissional.

O segredo para o sucesso da extração do siso

Caso a melhor opção seja a extração do dente é importante ter total planejamento. As extrações devem ser muito bem preparadas para evitar complicações. As radiografias odontológicas e tomografias são boas opções para evitar lesão a estruturas nobres como vasos e nervos. Além disso, o paciente deve estar em boas condições de saúde e cuidados pré-operatórios. Como medicações (analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos), higiene local, alimentação leve e repouso devem ser observados.

Caso tenha dor ou sangramento bucal, entre em contato com o seu dentista.

Fonte: Sorrisologia

Compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

Saiba mais em nossas redes